De volta para o futuro!

Posted by admin

Todos nós adoramos tecnologia. A Urologia é certamente uma das áreas que mais usa tecnologia de ponta. São endoscópios rígidos, flexíveis, lasers de vários tipos e finalidades, videolaparoscopia e robôs.

Tudo isso é fantástico! Cirurgias gigantes são agora realizadas com mínimo trauma ao paciente e todo este sucesso nos deixa muito empolgados mas não podemos nos esquecer do mais importante:

Tratamos pessoas, cada pessoa é única e traz consigo toda uma história fascinante.  Cuidamos do filho, da mãe, do pai. Há muitas emoções envolvidas. Algumas pessoas simplesmente congelam quando chegam ao consultório e deixam de dar informações importantes para o seu diagnóstico. Nestes casos temos dois caminhos:

Podemos exercer a arte da medicina: conversar, fazer as perguntas certas, deixar o paciente a vontade e então chegar a uma hipótese diagnóstica que é testada com poucos e precisos exames. Este caminho exige muito do profissional e por isso tem sido abandonado por vários colegas médicos em benefício do segundo caminho:

O segundo caminho é muito dependente de exames. Colhe-se um histórico sucinto do paciente em poucos minutos e são solicitados vários exames ou realizados tratamentos de prova para chegar à solução do problema. É muito popular porque produz consultas rápidas e exige pouca interação com os pacientes.

Defendo o caminho tradicional, da arte. A Santos Medicina Avançada nasceu desta ideia: A medicina de vanguarda não é centrada em equipamentos, é centrada nas pessoas, como sempre foi. Adoramos tecnologia, usamos muito, mas apenas como ferramenta. O centro da nossa atenção são as pessoas. Nossa consulta é demorada, colhemos as informações necessárias sem pressa. Gostamos de explicar ao nosso cliente cada passo do tratamento e as famílias são muito bem vindas como parte do tratamento.

Atualmente nada é mais moderno e disruptivo que a atenção às pessoas.

Seja bem vindo à nossa comunidade!

Deixe uma resposta