Vasectomia

Posted by admin

A vasectomia fica a cada dia mais popular entre os casais graças à simplicidade do método que pode ser realizado sob anestesia local e com afastamento mínimo do trabalho, em média 4 dias.

Apesar de ser uma técnica sedutora, antes de optar por vasectomia, o casal deve ponderar acerca de vários fatores:

  • A idade é certamente o fator mais importante. Apesar de a lei ser bastante flexível, permitindo a vasectomia já aos 25 anos, recomendamos aguardar um pouco mais, pelo menos 30 anos de idade, visto que quanto mais jovem for o homem, maior a possibilidade de se arrepender da cirurgia devido à imaturidade na época da decisão. O término do relacionamento também é causa de arrependimento. No novo relacionamento, via de regra, a nova companheira deve querer ter filhos.
  • Nos casos de arrependimento, a taxa de sucesso na reversão da vasectomia é de no máximo 70 porcento. A reversão é ainda um procedimento bastante oneroso e não é coberta pelos planos de saúde.
  • A legislação exige um período de 60 dias entre a formalização da opção por vasectomia e a realização da cirurgia.
  • A vasectomia tem uma taxa de sucesso de 99,6 porcento, é uma taxa alta porém devemos nos atentar ao fato de que 4 pacientes em casa mil operados terão recanalização e poderão engravidar as esposas. Para neutralizar este risco o homem deve realizar no mínimo 2 espermogramas, um após 20 ejaculações e um segundo após 90 dias da cirurgia. Até o resultado destes exames comprovando o sucesso da cirurgia, o casal deve comportar-se como se não tivesse realizado a cirurgia.

Finalmente, a vasectomia é uma cirurgia muito segura e eficaz. Desde que a opção pela cirurgia ocorra de forma ponderada  e as orientações do médico sejam seguidas, o paciente se beneficiará muito dela.

Durante a consulta discutimos estes aspectos bem como questões individuais do casal e analisamos junto com o casal as opções disponíveis para o planejamento familiar, seus prós e contras para possam tomar uma decisão adequada.

Comments

  • Gostaria de saber o valor da cirurgia de vasectomia e o esame de espermograma obrigado.

    • Infelizmente o código de ética médica nos impede de informar preços no site ou veículos de comunicação. Basicamente o exame de próstata é uma consulta, não em qualquer acréscimo, portanto basta você ligar ou mesmo usar enviar uma mensagem ou e-mail para minha secretária que ela agendará a consulta e lhe informará o valor. Com relação à vasectomia, o valor pode variar a depender do hospital em que a realizaremos, o ideal é conversar acerca disto durante a consulta.
      Me desculpe não poder dar maiores detalhes.
      Abraço.

    • Infelizmente a legislação não nos permite publicar valores. Recomendo que agende uma consulta para que possamos avalia-lo e orientá-lo.
      Ligue e agende com a nossa secretária. Ela pode lhe dar maiores informações.

  • Olá Boa tarde, quero fazer uma cirurgia de vasectomia, quero saber o valor e quais requisitos preciso fazer para que seja realizada a cirurgia?

    • Os requisitos são determinados pela lei 9.263, basicamente ser maior de 25 anos, ter pelo menos um filho e, se casado, a esposa deve concordar com o procedimento.
      Recomendo que você agende uma consulta para que possamos conversar pessoalmente e te ajudar a tomar a melhor decisão.

    • Infelizmente a lei não nos permite publicar valores, posso adiantar-lhe que o valor é justo e acessível.
      Agende uma consulta para que possamos conversar pessoalmente e ajuda-lo a tomar a melhor decisão.

Deixe uma resposta