Aumento da próstata (HPB)

O aumento da próstata, também conhecido com HPB, acomete 30% dos homens a partir de 40 anos e esta incidência aumenta com a idade. A pessoa geralmente apresenta uma demora para iniciar a micção, jato mais fraco, com interrupções durante a micção e gotejamento terminal, entretanto os homens tendem a minimizar estes sintomas.

A queixa mais comum, que geralmente leva o homem ao médico, é a dificuldade de esperar para urinar e o aumento da frequência urinária, seja durante o dia ou durante a noite.

Como os sintomas pioram de forma lenta, ao longo de anos, o homem geralmente não percebe que está urinando mal. A resposta mais comum quando perguntamos a um paciente se está urinando bem é: “Urino muito bem, demais, toda hora”. Por isto, a pesquisa de sintomas de HPB é parte importante da consulta urológica de rotina, deve ser realizada de forma detalhada com vistas a identificar sintomas que o paciente considera normais.

Uma vez diagnosticada a doença, o urologista prescreverá o tratamento mais adequado, sejam medicamentos ou cirurgia. Em breve dedicarei um texto no blog aos vários tratamentos disponíveis e, caso você tenha mais de 40 anos ou esteja apresentando alterações para urinar, agende uma consulta, farei uma avaliação cuidadosa do seu caso e, caso necessário, avaliaremos o melhor tratamento.