Câncer de Próstata

Posted by admin
Category:
O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, perde apenas para o câncer de pele, e é a segunda causa mais comum de morte por câncer entre os homens.
A introdução do PSA nos anos 80, o aumento do número de homens que se submetem a consultas de rotina para a detecção precoce desta doença, os avanços na técnica cirúrgica e o surgimento de novos tratamentos no período levaram a um diagnóstico precoce da doença e altas taxas de cura. Milhares de vidas foram salvas graças a estes avanços.
Apesar dos avanços, os dados do governo brasileiro estimam que 20% dos diagnósticos de câncer de próstata ocorram tardiamente o que impede a cura, apenas tratamentos paliativos são possíveis neste cenário.
Recomendamos que todos os homens façam avaliação de rotina com o urologista a partir de 45 anos, anual e aqueles que têm algum caso de câncer de próstata na família, iniciem esta avaliação aos 40 anos.
Os benefícios desta consulta anual a partir dos 40 anos não se restringem à detecção precoce de tumores da próstata, são também a oportunidade de o médico avaliar de um modo geral a saúde do homem e agir naqueles pontos em que for necessário para manter a saúde do mesmo.
As mulheres são nossas grandes aliadas nisto, como tratamos na postagem: A importância da mulher na preservação da saúde do homem.
Caso você se enquadre nestas faixas etárias, agende já a sua consulta.