Cirurgia para o tratamento da cólica nefrética.

Posted by admin

A cólica nefrética é muito comum,  falamos a respeito dela neste post.

A cólica nefrética deve ser tratada com cirurgia sempre que o paciente apresente um cálculo muito grande para que consiga eliminar, quando a pessoa não conseguir eliminar o cálculo em até 2 semanas ou ainda quando a dor for muito intensa e sem melhora com os analgésicos prescritos pelo médico.

A cirurgia para o tratamento da cólica nefrética é a ureterolitotripsia trans ureteroscópica, uma cirurgia minimamente invasiva que tem ótimos resultados e excelente recuperação.

Um endoscópio longo e fino chamado ureteroscópio é introduzido através da uretra do paciente até a bexiga e então localiza o ureter e sobe através deste.

Quando o urologista localiza o cálculo no ureter, ele o destrói com laser. Os fragmentos maiores são retirados com uma cesta endoscópica e é deixado um cateter duplo j para permitir a cicatrização do ureter e a eliminação dos fragmentos menores. O duplo j é retirado algum tempo depois. Este procedimento leva em torno de uma hora e a recuperação do paciente é rápida, geralmente pode receber alta em torno de 12 horas após a cirurgia.

Apesar de ser um procedimento rápido e aparentemente simples, não é um procedimento isento de riscos visto que o ureter é um órgão frágil e com uma luz (diâmetro interno) muito pequena. É necessário o uso de um endoscópio de boa qualidade e na maioria dos casos é melhor fragmentar por completo o cálculo a retirar pedaços maiores visto que quando tracionamos os fragmentos do cálculo estes podem se prender à parede do ureter e causar danos à mesma.

Abaixo temos a imagem do ureteroscópio e também a imagem que o urologista tem do cálculo durante a cirurgia.

 

 

Deixe uma resposta